quarta-feira, 8 de julho de 2015

Toxoplasmose




Toxoplasmose
Toxoplasma gondi
Acesso: em 08 julho 2015
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/doencas/toxoplasmose.htm

A Toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita, causada por protozoário. Apresenta quadro clínico variado, desde infecção assintomática a manifestações sistêmicas extremamente graves. 

Sinonímia : Doença do gato.

Agente etiológico 

Toxoplasma gondii, um protozoário coccídio intracelular, pertencente à família Sarcocystidae, na classe Sporozoa. 

Reservatório


  • Hospedeiros definitivos gatos e outros felídeos. 
  • Hospedeiros intermediários :  homens, outros mamíferos não-felinos e as aves.


Modo de transmissão

  • ingestão de oocistos provenientes do solo,areia, latas de lixo contaminado com fezes de gatos infectados;
  • ingestão de carne crua e mal cozida com cistos, especialmente carne de porco e carneiro;
  • infecção transplacentária*, ocorrendo em 40 % dos fetos de mãe que adquiriram a infecção durante a gravidez. 

*transplacentária: significa que uma mãe grávida passou a doença ao seu bebê durante a gestação

Período de incubação 

 De 10 a 23 dias, quando a fonte for a ingestão de carne; 
 De 5 a 20 dias, após ingestão de oocistos de fezes de gatos. 


Período de transmissibilidade 

 Não se transmite diretamente de uma pessoa a outra, com exceção das infecções intra-uterinas. Os oocistos expulsos por felídeos esporulam e se tornam infectantes depois de 1 a 5 dias, podendo conservar essa condição por 1 ano. 


Diagnóstico diferencial 


Em algumas situações o individuo pode "parecer" que tem toxoplasmose, mas verdade está com outra doença. As doenças que podem ser confundidas com toxoplasmose são: Citomegalovírus, malformações congênitas, sífilis, Rubéola, herpes, aids, kernicterus, neurocisticercose, outras doenças febris. 



Tratamento - O tratamento específico nem sempre é indicado nos casos em que o hospedeiro é imunocompetente.Imunocompetente é aquele individuo que apresenta seu sistema imunológico funcionando ativamente, que não tem nenhum comprometimento, nenhuma queda na eficiências de suas defesas imunológicas. 

No entanto, em infecção inicial durante a gestação ou na vigência de comprometimento de outros órgãos, como coriorretinite e miocardite, deve haver o tratamento. 

Recomenda-se o tratamento em gestantes, recém-nascidos e pacientes imunodeprimidos.Um paciente com comprometimento do sistema imunológico é aquele que, por exemplo, tem o vírus da imunodeficiência humana, HIV. 


Medidas de controle

  • Evitar o uso de produtos animais crus ou mal cozidos (caprinos e bovinos)
  • Eliminar as fezes dos gatos infectados em lixo seguro
  • Proteger as caixas de areia, para que os gatos não as utilizem
  • Lavar as mãos após manipular carne crua ou terra contaminada 
  • Evitar contato de grávidas com gatos

Recomendação - Em virtude dos altos índices de infecção pelo T. gondii na população em geral, onde geralmente os indivíduos imunocompetentes não desenvolvem a doença, é imperativo que, na vigência da Toxoplasmose, o paciente seja avaliado quanto a possível associação com imunodeficiência. Com o surgimento da aids, tem aumentado o número de casos de Toxoplasmose. Esses pacientes, após o tratamento específico e a cura clínica, devem receber tratamento profilático pelo resto de suas vidas.

Essa recomendação do Ministério da Saúde diz que todos os indivíduos que apresentarem diagnóstico positivo pata toxoplasmose , devem se submeter a um exame para pesquisa de HIV, pois trata-se de um parasito que geralmente não provoca doença em indivíduos sem comprometimento imune. 


Referências:


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 444 p. : Il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde)







Nenhum comentário:

Postar um comentário