sábado, 17 de fevereiro de 2018

Plano de aula : Sistemática e Classificação dos seres vivos




Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Taxonomic_rank
Objetivos: 


  •  Reconhecer de que forma ocorreu a seleção de critérios que orientam a classificação dos seres vivos. 
  • Diferenciar cladograma de árvore filogenética.
  • Diferenciar os seres vivos de acordo com o reino. 
  • Compreender o conceito de domínio e reino. 
  • Conceituar espécie de forma contextualizada com as novas tecnologias de pesquisa 
  • Compreender e distinguir o fenômeno de especiação: isolamento geográfico e redução de fluxo gênico 
  • Reconhecer que a Classificação dos Seres Vivos é uma obra em eterna construção 
  • Entender a posição dos vírus nos sistemas de classificação dos seres vivos 
  • Entender o sistema de nomenclatura binomial de Lineu

Habilidades Enem que podem ser exploradas 

H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos. 

H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos. 

H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. 

H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros. 

Desenvolvimento :

O que se pretende  é explicar ao aluno que a Classificação dos Seres Vivos é uma obra em eterna construção. Qualquer sistema é válido, desde que se especifiquem corretamente os critérios utilizados. 

Utilizamos o sistema de cinco reinos proposto por Whittaker, com modificações sugeridas por Margulis e Schwartz, para os seres celulares. A descrição de cada reino, acompanhada dos critérios utilizados para a alocação dos seres vivos, é fundamental para a compreensão do sistema escolhido. 

É imprescindível  esclarecer para os alunos que os vírus, sendo acelulares, não se enquadram em nenhum dos reinos, sendo estudados como grupo à parte. As noções de filogênese e cladogênese devem ser abordadas conforme se explicita no texto do capítulo, sem se recorrer a exageros. 

O sistema de nomenclatura binomial de Lineu deve ser apresentado do mesmo modo que procedemos ao classificar objetos em nossas residências: puramente como utilidade prática para a melhor caracterização de cada grupo de seres vivos. O Domínio, proposto por Woese e colaboradores, é uma demonstração a mais de que os sistemas de classificação dos seres vivos ainda estão longe de constituir unanimidade. 

Com a finalidade de ilustrar o conceito de especiação, os alunos assistiram um vídeo sobre a especiação de orquídeas.


 













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