1. Qual é a principal característica dos vertebrados, que dá nome ao grupo? Explique brevemente.
2. Quais são as superclasses e suas respectivas classes do subfilo Vertebrata?
3. O que são esqueleto axial e esqueleto apendicular e quais os seus componentes? Explique brevemente.
4. Que tipos de tecido muscular estão presentes nos vertebrados? Quais são as funções gerais e as localizações de cada tipo?
5. Que partes compõem o tegumento (pele) dos vertebrados?
6. Cite ao menos três estruturas queratinizadas e ao menos três tipos de glândulas presentes na pele dos vertebrados.
7. O que são sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP)?
8. Enumere as partes que compõem o tubo digestório de um vertebrado. Cite também duas glândulas associadas ao sistema digestivo, explicando resumidamente suas funções.
9. Explique resumidamente as funções dos seguintes componentes do sistema circulatório dos vertebrados:
a) coração;
b) artérias;
c) capilares sanguíneos;
d) veias.
10. Compare, quanto as câmaras cardíacas e quanto ao trajeto do sangue, o coração de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
11. Que órgãos respiratórios estão presentes nos vertebrados?
12. O que é respiração cutânea e em que grupo de vertebrados está presente? explique resumidamente.
13. O que são animais amoniotélicos, ureotélicos e uricotélicos? Dê exemplos.
14. O que são rim pronefro, rim mesonefro e rim metanefro? Exemplifique brevemente.
15. Faça uma tabela que compare a reprodução em peixes, anfíbios, répteis, ave se mamíferos quanto aos seguintes aspectos:
a) tipo de fecundação (externa ou interna);
b) tipo de desenvolvimento (direto ou indireto).
16. O que são anexos embrionários e em que grupos de vertebrados estão presentes?
17. Apresente resumidamente a estrutura e a função (ou funções) dos seguintes anexos embrionários:
a) âmnio (bolsa amniótica)
b) alantoide;
c) saco vitelínico;
d) córion.
18. Que subclasses compõem a classe dos mamíferos (Mammalia)? Dê exemplos.
terça-feira, 21 de julho de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aula prática : quebra de dormência de sementes.
Material necessário para 1 grupo Cada grupo deverá ser composto por 04 alunos. Atenção: antes de iniciar lembre-se de fotografar cada etapa...
-
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Taxonomic_rank Objetivos : Reconhecer de que forma ocorreu a se...
-
O REINO FUNGI Objetivos : Entender o significado e os componentes do reino Fungi Compreender que existem fungos unicelulares e plu...
-
01.(UFOP MG) Monteiro Lobato criou o personagem Jeca Tatu, o brasileiro do meio rural que andava descalço e, por isso, era acometido por ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário