segunda-feira, 20 de março de 2017

Reino Protista ( repost)

Objetivos

Entender o significado dos termos protoctista e protista.

Reconhecer os grupos componentes desse reino.

Caracterizar a célula padrão de um protozoário.

Conhecer os critérios de classificação dos protozoários.

Conhecer resumidamente os mecanismos de sobrevivência e reprodução de um protozoário.

Conhecer as principais doenças causadas por protozoários no território brasileiro.

Reconhecer o significado do termo algas e conhecer os seus principais componentes.

Conhecer o habitat das algas e a importância do fitoplâncton no ambiente aquático.

Ter noção dos processos reprodutivos mais comuns entre as algas.

Ter noção das características de mixomicetos e oomicetos. 
( conteúdo em azul não cai na av1)


Desenvolvimento 

Nesse capítulo, deve-se transmitir aos alunos a razão de os protozoários e algas serem constituintes do reino Protoctista (ou Protista), diferenciando-os dos demais seres eucarióticos.Nesse sentido é fundamental que ele jamais confunda uma alga com uma planta!

Escolher um protozoário padrão ao descrever as características celulares, o metabolismo, o mecanismo de locomoção, de nutrição e de reprodução. A seguir, descrever brevemente os principais grupos classificados de acordo com o mecanismo de locomoção. Nas doenças por eles causadas no Brasil, valorizar a doença de Chagas e a malária, que ainda constituem as principais protozooses brasileiras, não esquecendo, também, da amebíase e da leishmaniose.

Valorizar os mecanismos de transmissão e de prevenção. Quanto às algas, valorizar a distinção das que são unicelulares, relativamente às pluricelulares. Valorizar, sobretudo, o importante papel ecológico do fitoplâncton como possível atenuador do aquecimento global. Não valorizar em demasia os processos de reprodução. O mesmo procedimento deve ser adotado ao se fazer a descrição de mixomicetos e oomicetos.




Atenção: utilizem esse material para orientar os estudos para a AV1

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