segunda-feira, 20 de março de 2017

Reino Monera ( repost)

Objetivos da aula:



Rever o conceito de célula procariótica e, com ele, saber o significado de organismo procarionte ou procariota.


Descrever corretamente a constituição de uma célula bacteriana, desprovida de carioteca e, para muitos, sem núcleo organizado ou diferenciado.

Entender o termo nucleoide, relativo à região em que se encontra o material genético da célula bacteriana, representado por uma molécula circular de DNA.

Entender que, em uma célula, seja procariótica ou eucariótica, existem os dois tipos de material genético, o DNA e o RNA.

Conhecer a estrutura dos revestimentos da célula bacteriana: membrana plasmática, parede celular e cápsula.

Conhecer a diversidade metabólica nas bactérias: autótrofas e heterótrofas e seus subtipos.

Compreender o mecanismo de duplicação da célula bacteriana por meio assexuado, recorrendo à divisão binária por mitose.

Compreender os mecanismos de recombinação gênica nas bactérias.

Valorizar o papel ecológico de inúmeras bactérias na decomposição da matéria orgânica e no ciclo do nitrogênio.

Conhecer algumas doenças bacterianas que afetam o homem, valorizando, sobretudo, os mecanismos de transmissão e a prevenção.



Desenvolvimento


Conhecer a célula bacteriana é fundamental para se compreender o conceito de célula procariótica, bem como o de ser procarionte ou procariota. A descrição de uma célula bacteriana padrão servirá a esse propósito.

Para tal é importante destacar os envoltórios da célula bacteriana, o citoplasma desprovido de organelas envolvidas por membrana e a ausência de carioteca, característica definidora do que se entende por célula desprovida de núcleo organizado ou diferenciado.

É fundamental que o aluno compreenda o que se entende por nucleoide, ou seja, a região em que se localiza o material genético de comando celular, representado por uma molécula circular de DNA. A seguir, descrever a extensa diversidade metabólica existente nas bactérias,discutindo o autotrofismo – fotossíntese e quimiossíntese – relacionando-o à fonte energética utilizada para a elaboração de matéria orgânica. Discutir as modalidades de heterotrofismo presentes no grupo. Destacar o papel ecológico das bactérias (decomposição e ciclo do nitrogênio). Quanto às doenças causadas por bactérias no homem – as bacterioses – valorizar os mecanismos de transmissão e os preventivos.


Atenção! 

Utilize esse material para estudar para a prova! 
Qualquer dúvida é só me chamar pelo zap!

Bons estudos !!!

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