Objetivos da aula:
Rever o conceito de célula procariótica e, com ele, saber o significado de organismo procarionte ou procariota.
Descrever corretamente a constituição de uma célula bacteriana, desprovida de carioteca e, para muitos, sem núcleo organizado ou diferenciado.
Entender o termo nucleoide, relativo à região em que se encontra o material genético da célula bacteriana, representado por uma molécula circular de DNA.
Entender que, em uma célula, seja procariótica ou eucariótica, existem os dois tipos de material genético, o DNA e o RNA.
Conhecer a estrutura dos revestimentos da célula bacteriana: membrana plasmática, parede celular e cápsula.
Conhecer a diversidade metabólica nas bactérias: autótrofas e heterótrofas e seus subtipos.
Compreender o mecanismo de duplicação da célula bacteriana por meio assexuado, recorrendo à divisão binária por mitose.
Compreender os mecanismos de recombinação gênica nas bactérias.
Valorizar o papel ecológico de inúmeras bactérias na decomposição da matéria orgânica e no ciclo do nitrogênio.
Conhecer algumas doenças bacterianas que afetam o homem, valorizando, sobretudo, os mecanismos de transmissão e a prevenção.
Desenvolvimento
Conhecer a célula bacteriana é fundamental para se compreender o conceito de célula procariótica, bem como o de ser procarionte ou procariota. A descrição de uma célula bacteriana padrão servirá a esse propósito.
Para tal é importante destacar os envoltórios da célula bacteriana, o citoplasma desprovido de organelas envolvidas por membrana e a ausência de carioteca, característica definidora do que se entende por célula desprovida de núcleo organizado ou diferenciado.
É fundamental que o aluno compreenda o que se entende por nucleoide, ou seja, a região em que se localiza o material genético de comando celular, representado por uma molécula circular de DNA. A seguir, descrever a extensa diversidade metabólica existente nas bactérias,discutindo o autotrofismo – fotossíntese e quimiossíntese – relacionando-o à fonte energética utilizada para a elaboração de matéria orgânica. Discutir as modalidades de heterotrofismo presentes no grupo. Destacar o papel ecológico das bactérias (decomposição e ciclo do nitrogênio). Quanto às doenças causadas por bactérias no homem – as bacterioses – valorizar os mecanismos de transmissão e os preventivos.
Atenção!
Utilize esse material para estudar para a prova!
Qualquer dúvida é só me chamar pelo zap!
Bons estudos !!!
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