Objetivos :
Reconhecer a diferença entre alelos simples (dois tipos de alelos) e alelos múltiplos (mais de 2 tipos de alelos).
Reconhecer que nos alelos múltiplos apenas um par de alelos encontra-se na parte somática e apenas um dos alelos nos gametas.
Associar a origem dos alelos múltiplos com mutação.
Associar transfusão sanguínea “errada” com uma reação do tipo antígenoanticorpo.
Dominar os conceitos de aglutinogênio e aglutinina.
Reconhecer os tipos sanguíneos (A, B, AB e O) segundo a presença ou não dos aglutinogênios A e B e aglutininas anti-A e anti-B .
Dominar os genótipos dos grupos sanguíneos A, B, AB e O.
Saber que em uma transfusão sanguínea deve-se analisar o aglutinogênio do doador e a aglutinina do receptor.
Entender a razão do grupo AB ser receptor universal e do grupo O ser doador universal
Associar o sangue da macaca Rhesus com a descoberta do grupo sanguíneo Rh
Dominar os genótipos do sistema Rh
Dominar os principais passos do surgimento da doença hemolítica do recémnascido (eritroblastose fetal).
Compreender a razão, de modo geral, do fato de a eritroblastose fetal ocorrer apartir da segunda gestação.
Saber os genótipos dos pais e do descendente na eritrosblastose fetal.
Reconhecer os tipos de antígenos presentes nos grupos sanguíneos do sistema MN
Dominar os genótipos do grupo MN.
Reconhecer que os sistemas ABO, Rh e MN são independentes.
Habilidades Enem :
H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais.
H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Habilidades Enem :
H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais.
H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Nesse capítulo, é fundamental chamar a atenção do aluno para que alelos múltiplos é um caso particular de alelos simples, com uma diferença: existem mais de dois genes na população. Alguns alunos acham que um indivíduo pode ter, por exemplo, três genes!
Para evitar esse erro, inicialmente explica-se da cor da pelagem dos coelhos, em que o aluno vai notar que um coelho chinchila, por exemplo, só tem na parte somática dois genes dos quatro possíveis. Em seguida, é interessante mostrar ao aluno que o grupo ABO é um exemplo de alelos múltiplos no homem.
Antes de dar seguimento à classificação dos tipos de sangue, os alunos assistirão a alguns vídeos que mostram como se dá a coleta do sangue, o tratamento do sangue bem como as características do doador (conteúdo não contemplado no livro).
Aproveitar o assunto para discutir transfusão sanguínea, chamando atenção que o importante é analisar o aglutinogênio do doador e a aglutinina do receptor. Logo após, é interessante o aluno entender o processo histórico da descoberta do grupo Rh, o que possibilitará uma melhor compreensão do conceito de Rh+ e Rh .
É importante chamar a atenção do aluno que no grupo ABO os indivíduos possuem naturalmente o anticorpo (aglutinina).
No grupo Rh, os indivíduos só produzem anti-Rh se forem Rh e sensibilizado com sangue que possui fator Rh no glóbulo vermelho (Rh+). O aluno tem certa dificuldade em entender todos os passos da doença hemolítica do recém-nascido. Desse modo sugere-se uma explicação bem trabalhada, pois muitos alunos se “atrapalham” e terminam dizendo que nessa doença a mãe é Rh+ e o pai Rh ou, então, que o filho que apresenta a doença tem o genótipo RR. Em relação à resolução dos exercícios, vale a mesma recomendação do capítulo anterior: começar resolvendo com os alunos, em seguida deixá-los caminhar com os próprios pés sempre dos exercícios mais fáceis para os mais difíceis. Finalmente, mostrar que os grupos sanguíneos ABO, Rh e MN, trabalhados simultaneamente, segregam-se independentemente (regra do e) já é uma introdução para a 2.ª Lei de Mendel.
Atenção, alunos: utilizem esse planejamento de aula como material de orientação para estudo de nossas avaliações!
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