segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Nitrobactérias: bactérias do bem

Nos anos iniciais de nossa educação escolar, geralmente nossos professores nos apresentam o reino das bactérias, ou seja, o reino Monera. No entanto, nesse primeiro momento o enfoque é dado  principalmente às bactérias causadoras de doenças e também às bactérias que nos servem para produção de alimentos. A abordagem pelo viés da patologia se justifica pela importância da construção da sua autonomia . Pense que , o quanto antes você conhecer as formas de contágio e prevenção de doenças bacterianas, mais autonomia você adquire sobre seu corpo e sua saúde.

Pouco fala-se das nitrobactérias, que são seres extremamente importantes para o ciclo do nitrogênio e , por sua vez fundamentais para  manutenção da nossa vida na Terra, já que esse ciclo garante o funcionamento perfeito das teias alimentares.  

O nitrogênio é um elemento químico fundamental pra nossas vidas. O nitrogênio além de ser o gás mais abundante da atmosfera ( 78 %) compõe o DNA de nossas células, o RNA, as proteínas actina e miosina, por exemplo, que nos permitem caminhar. 

E qual é a relação entre as bactérias e o nitrogênio?

O nitrogênio que compõem a estrutura das plantas, sere produtores da teia alimentar, são incorporados às plantas com a o auxilio de bactérias específicas: as nitrobactérias.

Temos que saber que através das folhas a planta  não absorve o nitrogênio, ele é incorporado à sua estrutura através das raízes das plantas. 

Das diversas classes de organismos que são capazes de fixar nitrogênio, as bactérias simbióticas são,  as mais importantes em termos de quantidades totais de nitrogênio fixado.  A mais comum das bactérias fixadoras de nitrogênio é Rhizobium, que é um tipo de bactéria que invade as raízes de leguminosas (angiospermas da família Fabaceae ou Leguminosae), tais como trevo, ervilha, feijão, ervilhaca e alfafa.


Nódulos em raízes de leguminosas
A presença dessas bactérias no solo garante ao meio ambiente que o Ciclo do Nitrogênio seja completo.Vamos conhecer agora as reações químicas que envolvem as bactérias e o ciclo do nitrogênio: nitrificação, nitrosação, nitratação e desnitrificação. 





 






















Veja um esquema da formação de um nódulo :














Nenhum comentário:

Postar um comentário