sexta-feira, 5 de junho de 2015

Platelmintos


Quadro sinóptico : helmintos


O quadro sinóptico acima nos mostra um grupo de invertebrados que compõem o reino animal. Nele, temos representados o filo dos platelmintos, que agregam as classes "trematoda "e "cestoda". Ainda, como classe de platelmintos, temos a classe de tubelarios, que são platelmintos não parasitas e, portanto, não causam doenças aos seres humanos. 

Para estudar esse filo vamos tomar como exemplo as planárias, as tênias e os esquistossomos.



Estrutura das planárias:
Esquema de uma planária
 A forma do corpo de uma planária varia de uma classe para outra mas podemos tomar a planária para estudar as características desse filo.

- ocelos: são estruturas responsáveis pela percepção da luz 
- poro genital: orifício por onde ocorre a troca de gametas durante a fecundação 
- boca: local por onde o alimento é ingerido
-a faringe é uma estrutura em forma de tubo , que é estendida quando a planária se alimenta


Estrutura do esquistossomo:

O gênero Schistosoma abriga a espécie "mansoni", ou seja, S. mansoni , que cause a esquistossomose no homem. Vamos conhecer agora, a estrutura básica desse animal, que pertence ao filo dos Platelmintos e à classe Trematoda.
 


















Na figura acima, estão representados dois exemplares do S. mansoni, uma fêmea e um macho. Note que a fêmea encontra-se no sulco ventral do macho, para que ela caiba aí dentro ela apresenta um corpo longo e fino. Observe que ambos possuem ventosas , que são órgãos de fixação desses platelmintos.


Estrutura das tênias



O corpo das tênias é estruturado em segmentos chamados de proglótides. O escólex é uma estrutura que apresenta ventosas ou ganchos que permitem a esse platelminto se fixar às paredes do intestino de seu hospedeiro.Entre a cabeça e corpo há uma estrutura denominada colo. A figura acima demonstra de forma completa o corpo da tênia. 

Resumo das funções vitais dos platelmintos :

Digestão: mista, ou seja, extra e intracelular. Sistema digestório incompleto, com apenas uma abertura: a boca.
Respiração: aeróbia, com difusão de O2 e CO2 pela superfície corporal ( sistema respiratório ausente.
Circulação: Sistema circulatório ausente
Excreção:Células flama; difusão, segundo alguns autores
Sistema Nervoso: centralizado, gânglios cerebrais, de onde partem ramos, os nervos ventrais.


Links legais: 

Planárias:  


 

https://www.youtube.com/watch?v=w0QzSYQGsnA&list=PLsy90Gfjw7HvQfHGiTnmPV7fLsXdQpOr6

https://www.youtube.com/watch?v=w0QzSYQGsnA&list=PLsy90Gfjw7HvQfHGiTnmPV7fLsXdQpOr6

https://www.youtube.com/watch?v=w0QzSYQGsnA&list=PLsy90Gfjw7HvQfHGiTnmPV7fLsXdQpOr6


         REFÊRNCIAS:

NEVES, D.P. Parasitologia humana.Rio de Janeiro, São Paulo: Atheneu, 1987. 455p.

        





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula prática : quebra de dormência de sementes.

Material necessário para 1 grupo Cada grupo deverá ser composto por 04 alunos.  Atenção: antes de iniciar lembre-se de fotografar cada etapa...