quarta-feira, 27 de maio de 2015

Sintese: rochas e minerais

Então vamos lá! A seguir fiz uma síntese do capítulo com os aspectos mais importantes que foram tratados nessa unidade.

  1. As rochas são classificadas de acordo com sua origem, elas podem ser: ígneas, sedimentares ou metamórficas.
  2.  As rochas magmáticas também podem ser chamadas de magmáticas , são originadas da solidificação do magma proveniente de uma erupção vulcânica. O basalto e o granito são exemplos desse tipo de rocha.
  3.  O intemperismo nada mais é do que processos naturais que atuam sobre as rochas. ele pode ocorrer em virtude de variações na temperatura, da ação da água e do vento, ou até mesmo da ação de outros seres vivos sobre alguma rocha.
  4. O intemperismo é o responsável pela formação das rochas sedimentares. O arenito, as rochas calcárias e as argilosas são exemplos de rochas sedimentares.
  5. As rochas metamórficas originam-se de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem transformações ao passar por condiçõe sextremas e temperatura , pressão ou atrito. O mármore, a ardósia e a gnaisse são exemplos desse tipo de rocha
  6. Fósseis são vestígios , marcas ou impressões de seres vivos que já existiram no planeta Terra há milhões de anos e que permaneceram registrados em rochas até a atualidade. Os fósseis geralmente são encontrados nas rochas sedimentares.
  7. O petróleo ,o gás natural e o carvão mineral são combustíveis fósseis não renováveis, originados em rochas sedimentares. A importância desses combustíveis se deve ao fato de que, atualmente, ele são umas das principais fontes de energia utilizadas na sociedade.
  8. A fragmentação e rochas é um dos principais fatores de formação do solo, que é composto, basicamente, por esses fragmentos, matéria orgânica, seres vivos, minerais, água e ar.
  9. As principais características que diferenciam os tipos de solo são cor, textura, porosidade e permeabilidade.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário