terça-feira, 26 de maio de 2015

Poríferos

 Poríferos 

O filo dos poríferos ou apenas esponjas, são organismos  pluricelulares primitivos cujas células não formam tecidos verdadeiros nem   órgãos. Devido a essa característica, podem ser reconhecidos também como Parazoários. Acredita-se que os poríferos tenham surgido há um bilhão de anos. 

  Por que poríferos?

O nome porífero remete a poros e esses seres apresentam o corpo repleto de poros. Já a menção a esponjas  é relativa ao fato desses organismos secretarem ao redor de seus corpos uma substância macia e flexível que lhes proporciona sustentação. 

As esponjas são seres  exclusivamente aquáticos.  A maiorias das esponjas vivem nos mares . São seres que não se movem, por isso, recebem o nome de sésseis Uma esponja simples apresenta a forma de vaso, coma base aderida ao substrato, tendo, no lado oposto a ela,um grande orifício denominado ósculo. Ah! E não confunda as esponjas do filo dos poríferos com aquela de lavar panela, hein? Aquelas são esponjas sintéticas!


 Estrutura dos poríferos  

Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/porifero.php



A parede do corpo da esponja delimita uma cavidade central, a espongiocele ou átrio que estabelece  contato com o meio exterior através do ósculo.

Oserve na imagem acima a presença dos coanócitos, note que eles  possuem um longo flagelo. Você já aprendeu que os flagelos servem para locomoção e captura de alimentos, desse modo, o batimento dos flagelos na água vão criar uma corrente, um fluxo continuo de água , conduzindo-a para dentro do átrio do animal.

Juntamente com  essa água estão misturados pedacinhos bem pequeninos de restos orgânicos e microrganismos marinhos, eles então entram e são digeridos pelos coanócitos. Após a digestão eles são distribuídos para as demais células do animal.  Já  que a digestão  ocorre no interior de células, classificamos  os poríferos como seres de digestão intracelular.


Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/porifero.php

 E a reprodução ?

 Os poríferos podem se reproduzir através de duas formas através da reprodução sexuada e da assexuada :


Reprodução assexuada: nesse caso, pode ocorrer por brotamento . Formam-se brotos que de descolam do corpo do animal e dá origem à um novo indivíduo. Observe a figura abaixo:


Reprodução sexuada: Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja. Observe a imagem abaixo

 

Fonte: Só Biologia

 

 

Links Legais:

https://www.youtube.com/watch?v=IH8cOxF-RNw

https://www.youtube.com/watch?v=YJwESgeDBis 

https://www.youtube.com/watch?v=iiCtnxdnOKI

Referências:

Só Biologia. Acesso em: 26 maio 15. Disponível em:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/porifero.php




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula prática : quebra de dormência de sementes.

Material necessário para 1 grupo Cada grupo deverá ser composto por 04 alunos.  Atenção: antes de iniciar lembre-se de fotografar cada etapa...