domingo, 11 de março de 2018

Plano de aula: Alelos múltiplos e a herança de grupos sanguíneos


Objetivos de aprendizagem:

Reconhecer a diferença entre alelos simples (dois tipos de alelos) e alelos múltiplos(mais de 2 tipos de alelos)
·         Reconhecer que nos alelos múltiplos apenas um par de alelos encontra-se na parte somática e apenas um dos alelos nos gametas
·         Associar a origem dos alelos múltiplos com mutação
·         Associar transfusão sanguínea “errada” com uma reação do tipo antígeno-anticorpo
·         Dominar os conceitos de aglutinogênio e aglutinina
·         Reconhecer os tipos sanguíneos (A, B, AB e O) segundo a presença ou não dos aglutinogênios A e B e aglutininas anti-A e anti-B
·         Dominar os genótipos dos grupos sanguíneos A, B, AB e O
·         Saber que em uma transfusão sanguínea deve-se analisar o aglutinogênio do doador e a aglutinina do receptor
·         Entender a razão do grupo AB ser receptor universal e do grupo O ser doador universal
·         Associar o sangue da macaca Rhesus com a descoberta do grupo sanguíneo Rh
·         Dominar os genótipos do sistema Rh
·         Dominar os principais passos do surgimento da doença hemolítica do recém-nascido (eritroblastose fetal)
·         Compreender a razão, de modo geral, do fato de a eritroblastose fetal ocorrer a partir da segunda gestação.
·         Saber os genótipos dos pais e do descendente na eritrosblastose fetal
·         Reconhecer os tipos de antígenos presentes nos grupos sanguíneos do sistema MN
·         Dominar os genótipos do grupo MN

·         Reconhecer que os sistemas ABO, Rh e MN são independentes

Habilidades ENEM contempladas:

H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos. 
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos. 
H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

      

Orientações para o desenvolvimento das aulas

Nesse capítulo, é fundamental chamar a atenção do aluno para que alelos múltiplos é um caso particular de alelos simples, com uma diferença: existem mais de dois genes na população. Alguns alunos acham que um indivíduo pode ter, por exemplo, três genes! Para evitar esse erro, sugerimos, inicialmente, a explicação da cor da pelagem dos coelhos, em que o aluno vai notar que um coelho chinchila, por exemplo, só tem na parte somática dois genes dos quatro possíveis.

Em seguida, é interessante mostrar ao aluno que o grupo ABO é um exemplo de alelos múltiplos no homem. Aproveitar o assunto para discutir transfusão sanguínea, chamando atenção que o importante é analisar o aglutinogênio do doador e a aglutinina do receptor. Logo após, é interessante o aluno entender o processo histórico da descoberta do grupo Rh, o que possibilitará uma melhor compreensão do conceito de Rh+ e Rh-.
       
É importante chamar a atenção do aluno que no grupo ABO os indivíduos possuem naturalmente o anticorpo (aglutinina). No grupo Rh, os indivíduos só produzem anti-Rh se forem Rh- e sensibilizado com sangue que possui fator Rh no glóbulo vermelho (Rh+). O aluno tem certa dificuldade em entender todos os passos da doença hemolítica do recém-nascido. Então, sugerimos uma explicação bem trabalhada, pois muitos alunos se “atrapalham” e terminam dizendo que nessa doença a mãe é Rh+ e o pai Rh- ou, então, que o filho que apresenta a doença tem o genótipo RR.

Em relação à resolução dos exercícios, vale a mesma estratégia do capítulo anterior: começar resolvendo com os alunos, em seguida deixá-los caminhar com os próprios pés sempre dos exercícios mais fáceis para os mais difíceis.
Finalmente, mostrar que os grupos sanguíneos ABO, Rh e MN, trabalhados simultaneamente, segregam-se independentemente (regra do e) – já é uma introdução para a 2.ª Lei de Mendel.

Observações:

Durante o desenvolvimento do capítulo serão retomados os conteúdos relativos ao sangue e também ao vírus da AIDS. Isso se deve à abordagem do conteúdo relativo à doação de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula prática : quebra de dormência de sementes.

Material necessário para 1 grupo Cada grupo deverá ser composto por 04 alunos.  Atenção: antes de iniciar lembre-se de fotografar cada etapa...