segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Pano de aula: Primeira Lei de Mendel e probabilidade associada à genética.

Habilidades desenvolvidas :







  • Reonhecer Mendel como aquele que estabeleceu os fundamentos da Genética.
  • Reconhecer a importância do uso das ervilhas nos experimentos realizados por Mendel
  • ·Conhecer o significado de genótipo e relacioná-lo com o conceito de homozigoto e heterozigoto. 
  •  Conhecer o significado de fenótipo e entender por que diferentes genótipos podem ter o mesmo fenótipo.
  • Conhecer o significado da geração P, F1, F2.. 
  • Conhecer o significado dos símbolos usados na construção de genealogias
  • Reconhecer a importância das árvores genealógicas para:
1. determinar se a anomalia é determinada por gene dominante ou recessivo,
2. fazer a análise de características familiares.
3. prever provável ocorrência de características familiares Associar a presença de apenas um fator do par nos gametas com a 1.ª Lei de Mendel.
  • Reconhecer a importância do quadrado de Punnett na resolução de problemas. 
  • Conhecer alguns exemplos referente à 1.ª Lei Mendel aplicada à genética humana.
  •  Reconhecer os tipos de cruzamentos entre dois heterozigotos que originam respectivamente os resultados fenotípicos abaixo: 
3 : 1 dominância completa
1 : 2 : 1 dominância incompleta ou parcial
2 : 1 alelos letais
  • Reconhecer a importância do cruzamento-teste e retro cruzamento Conhecer o significado de probabilidade 
  •  Entender a razão de a probabilidade ser um número puro 
  • Conhecer o significado de resultado observado versus resultado esperado 
  • Saber a entre a regra do ou e do e


Desenvolvimento:

Para o aluno não se perder ao longo do curso e, consequentemente, perder a motivação para o estudo, a 1.ª Lei de Mendel tem de ser trabalhada com muita calma, sem pressa, pois os conceitos desse capítulo bem fundamentados permitirão ao aluno uma menor oportunidade de se “atrapalhar” nos demais capítulos, visto que alelos múltiplos, 2.ª Lei de Mendel etc. são casos particulares de “uma característica é determinada por 2 fatores que se separam na formação dos gametas”.

Inicialmente é interessante trabalhar com os alunos as ferramentas fundamentais da Genética: genótipo, fenótipo, homozigoto, heterozigoto etc. Em seguida, vem a “pedra no sapato” do aluno: aplicar os conceitos estudados nos exercícios. Como estratégia, os primeiros exercícios serão resolvidos pelo professor junto com os alunos e, em seguida, progressivamente, o aluno fará os exercícios da seção “Passo a passo”.

Finalmente, chegaremos aos exercícios mais complexos em que o aluno terá oportunidade de aplicar os conceitos estudados de forma mais ampla. Esses mesmos passos devem ser dados quando o assunto for genealogia, ou seja: começar resolvendo os exercícios com os alunos e lentamente liberá-los para andarem com os próprios pés.

Foi confirmado pelo professor de matemática (Bruno) que os aluno já viram o conteúdo de probabilidade no segundo ano.

Explicar a regra do e do ou e novamente voltar aos exercícios. Observação: uma das maiores dificuldades que os alunos encontram é descobrir em uma árvore genealógica quem é dominante ou recessivo. Eles acham que sempre o quadradinho “escuro” é recessivo e é preciso ficar atento a esse detalhe. Finalmente, é importante chamar a atenção do aluno que errar os exercícios mais difíceis não implica não ter entendido a parte conceitual, mas que é preciso adquirir certo traquejo na resolução dos exercícios( resolver muitos exercícios).


Ref. Ed. Harbra









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