Objetivos
·
Reconhecer as características dos seres vivos
·
Conhecer e conceituar os níveis de
organização biológicos, bem como as áreas de estudo da Biologia
·
Dominar os principais passos relacionados ao
método científico.
·
Reconhecer a importância de um experimento
controlado.
·
Reconhecer as características dos seres autótrofos
e heterótrofos.
·
Reconhecer as características dos seres unicelulares
e pluricelulares.
·
Reconhecer a sistemática e as grandes linhas
da evolução dos seres vivos.
·
Conhecer e conceituar tipos de ciclo de
vida.
Habilidades ENEM
H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.
H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos
Inicialmente serão apresentados os termos que denominam as áreas de estudo da Biologia.
Desenvolvimento
Os níveis de organização biológicos deverão ser abordados e conceituados visando a esclarecer que constituem ferramentas de estudo da Biologia.
Uma breve explanação sobre cadeia e teia alimentar, ilustrativos da ocorrência de fluxo energético pelo ecossistema, deverá ser feita.
O conceito de bioma deverá ser abordado apenas como complemento ao estudo dos níveis de organização biológicos, destacando os exemplos do capítulo como tema motivador.
A aula deverá ser encerrada com o estudo do método científico e suas características, destacando o exemplo relacionado ao experimento controlado, pois é uma boa forma de ilustrar como é o trabalho de um cientista. Em todos os casos, os tópicos de contextualização existentes ao longo do texto facilitam a compreensão dos temas abordados, relacionando-os ao cotidiano dos alunos.
Sugestão de vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário