quinta-feira, 2 de março de 2023

Mulheres na Ciência



Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/premio-nobel-evidencia-a-importancia-das-mulheres-na-ciencia/


O Aprofundamento em Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias é uma unidade curricular formada por dois componentes curriculares de cada uma dessas áreas, que articulam-se de maneira integrada, por meio de um macrotema único que norteia o trabalho nesse Aprofundamento. 

Pela abordagem da Cidadania Global, a unidade curricular objetiva desenvolver nos estudantes competências, habilidades, conhecimentos, valores e comportamentos que promovam o respeito aos direitos humanos, à jusça social, à diversidade, à igualdade de gênero, à sustentabilidade ambiental e conscienzá-los a serem cidadãos globais responsáveis, com vistas a promover um mundo melhor para todos. 

Macrotema: "CIDADANIA GLOBAL, UMA VISÃO PLURAL DA SOCIEDADE" 

O Aprofundamento em Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias tem como foco a consolidação de competências e habilidades essenciais para o século XXI. O enfoque do macrotema Cidadania Global nos remete a um senmento de pertencimento que enfaza nossa humanidade comum e faz uso da interconecvidade entre o local e o global, o nacional e o internacional. 

Dessa forma, somos esmulados a pensar de maneira críca sobre questões socioambientais, linguagem midiáca e padrões de consumo, entre outros. Por fim, os componentes dessas duas áreas do conhecimento buscam discur situações-problema socioambientais locais e esmular a proposição de soluções que promovam conhecimento e mobilizem mudanças sociais dentro da máxima do “pensar global e agir local”. 

ABORDAGEM PEDAGÓGICA 

A metodologia para esta unidade curricular está ancorada na Aprendizagem Baseada em Problemas, que tem foco na pesquisa investigativa de situações-problema locais e/ou  globais. Essa metodologia inspira-se em princípios de ensino ativo, do método cienfico e num ensino integrado, que envolve diferentes áreas de conhecimento. 

Ao longo do curso, os estudantes serão orientados a criar um instrumento com registros do que está sendo aprendido, discutido, estudado e produzido por eles, individual e coletivamente. Essa ação é importante para que  professor,  estudantes e as famílias acompanhem e gerenciem as aprendizagens; para comparlhamento de conhecimento com outras turmas da escola e comunidade; 

É fundamental que o trabalho nesta unidade curricular seja construído de maneira dialogada e coletiva entre os professores dos quatro componentes curriculares, incluindo possibilidades de atividades conjuntas que serão sugeridas nos planos de curso para todos os bimestres. Vale ressaltar que o desenvolvimento da proposta deve ser integrado, mas não sobreposto.

O componente curricular Mulheres na Ciência tem como propósito discur a importância e a representavidade feminina nas contribuições científicas, tecnológicas e de inovação e mostrar o quão deficitária é a valorização e a parcipação das mulheres em debates públicos. 

A proposta pedagógica leva o estudante a repensar os desafios históricos e estruturais do ingresso da mulher na Ciência, as conquistas do presente e as possibilidades futuras de equiparação e valorização feminina nos meios cienfico. 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

Espera-se que, ao final do curso, os estudantes sejam capazes de: 

➢ Entender conceitos relacionados a identidades coletivas baseadas na Cidadania Global e apropriar-se deles com base em pesquisa, observação, análise de dados, elaboração de resoluções, experimentos e conclusões; 

➢ Reconhecer políticas, programas e ações de diferentes instuições e grupos que buscam enfrentar e solucionar problemas sociais, ambientais, culturais e econômicos em nível local e global; 

➢ Identificar e discutir questões ambientais, sociais, culturais, políticas e econômicas em nível local, regional e global; 

➢ Debater e argumentar sobre comportamentos e mudanças de estilo de vida que visam à construção de um mundo mais respeitoso e sustentável; 

➢ Interagir de forma crítica e respeitosa em seus relacionamentos interpessoais e com a natureza; 

➢ Discutir, propor e testar estratégias para resolver problemas de natureza sociocultural e ambiental, de forma colaborativa e responsável, a fim de encontrar soluções globais para desafios globais ou locais; 

➢ Aplicar em suas atividades cotidianas habilidades e conhecimentos adquiridos; 

➢ Atuar como protagonista na criação de empreendimentos socioambientais e na proposição de soluções inovadoras, criativas e colaborativas, condizentes com seu projeto de vida, ulizando os saberes de diferentes áreas do conhecimento. 


Fonte: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Anexo%202%20-%20Itinerario_Formativo_2023.pdf


Materiais de apoio 

- Filme : Estrelas além do tempo

- Documentário: NetFlix - Elas na Ciência 


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