terça-feira, 14 de março de 2023

SEMANA ESCOLAR DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER


Contextualização Histórica 

O dia 25 de novembro foi instituído como o Dia Internacional de Eliminação da Violência contra as Mulheres. Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu esse dia como lembrança do 25 de novembro de 1960, quando as três irmãs Mirabal, ativistas políticas na República Dominicana, foram assassinadas a mando do ditador Rafael Trujillo. No Brasil, o dia 10 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A data impulsiona a reflexão sobre os números da violência contra a mulher e o que se tem feito para combate-lá. 

O dia 10 de outubro de 1980 foi marcado por um movimento que começou em São Paulo, quando mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal para protestar contra o aumento dos crimes de gênero em todo o país. A partir daí, a data faz parte do calendário das celebrações femininas em nosso país. 

No Brasil, em agosto de 2006, foi sancionada a Lei Federal nº11.340, conhecida com Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.  

Em março de 2015 foi sancionada a Lei Federal nº13.104, Lei do Feminicídio, classificando-o como crime hediondo e com agravantes quando acontece em situações específicas de vulnerabilidade (gravidez, menor de idade, na presença de filhos, entre outros). 

Conforme essa lei, o feminicídio ocorre quando acontece agressão envolvendo violência doméstica e familiar ou quando se evidencia menosprezo ou discriminação à condição de mulher, caracterizando crime por razões de condição do sexo feminino. Em 2021 a Lei Federal nº 14.164, de 10/06/2021, foi promulgada alterando a Lei 9.394/1996, 

Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), que inclui conteúdo sobre a Prevenção da Violência Contra a Mulher nos Currículos da Educação Básica e institui a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher reiteram a importância da luta em defesa do Direito das Mulheres.


Objetivo: Estimular a reflexão sobre a prevenção à violência contra mulheres, analisando suas causas e o que pode ser feito, na opinião dos estudantes, para diminuir e evitá-las. 

Habilidade: EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

Link da proposta de  atividade: 

https://docs.google.com/document/d/1qLqJUZUuO9By69Ynyw2xS3lrj_9AD7Nvhc0ITDkskAE/edit

terça-feira, 7 de março de 2023

Método Científico

 Observação do fato 

Conjunto de plantas analisadas

Planta sem raiz mergulhada em água 

Planta com raiz mergulhada em água 

Espada de São Jorge com raiz mergulhada em água 

Espada de São Jorge sem raiz mergulhada em água 
Hipóteses elaboradas


Uma hipótese pode ser definida como uma suposição de algo, que pode ou não ser verdadeira e necessita ser verificada através de experimentação. 

Deste modo os alunos iniciam  o trabalho  através da observação dos fatos

Registram quais plantas apresentam  raízes e quais não apresentam , aspectos da planta observados no momento. 

Resultados 

Conclusão :



Pesquisas para subsidiar o trabalho:

Quais  são as funções das raízes das plantas?
Quais são os tipos de raízes? Explique.
Quais são os fatores de crescimento das raízes?
Explique como o xilema faz o transporte da seiva bruta até as folhas.


Link para elaboração do relatório : 

https://docs.google.com/document/d/1IugiUeS-ajQoFXdCPZfFPzzDi3b6furlvBDctVyl8HY/edit?usp=sharing

quinta-feira, 2 de março de 2023

Mulheres na Ciência



Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/premio-nobel-evidencia-a-importancia-das-mulheres-na-ciencia/


O Aprofundamento em Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias é uma unidade curricular formada por dois componentes curriculares de cada uma dessas áreas, que articulam-se de maneira integrada, por meio de um macrotema único que norteia o trabalho nesse Aprofundamento. 

Pela abordagem da Cidadania Global, a unidade curricular objetiva desenvolver nos estudantes competências, habilidades, conhecimentos, valores e comportamentos que promovam o respeito aos direitos humanos, à jusça social, à diversidade, à igualdade de gênero, à sustentabilidade ambiental e conscienzá-los a serem cidadãos globais responsáveis, com vistas a promover um mundo melhor para todos. 

Macrotema: "CIDADANIA GLOBAL, UMA VISÃO PLURAL DA SOCIEDADE" 

O Aprofundamento em Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias tem como foco a consolidação de competências e habilidades essenciais para o século XXI. O enfoque do macrotema Cidadania Global nos remete a um senmento de pertencimento que enfaza nossa humanidade comum e faz uso da interconecvidade entre o local e o global, o nacional e o internacional. 

Dessa forma, somos esmulados a pensar de maneira críca sobre questões socioambientais, linguagem midiáca e padrões de consumo, entre outros. Por fim, os componentes dessas duas áreas do conhecimento buscam discur situações-problema socioambientais locais e esmular a proposição de soluções que promovam conhecimento e mobilizem mudanças sociais dentro da máxima do “pensar global e agir local”. 

ABORDAGEM PEDAGÓGICA 

A metodologia para esta unidade curricular está ancorada na Aprendizagem Baseada em Problemas, que tem foco na pesquisa investigativa de situações-problema locais e/ou  globais. Essa metodologia inspira-se em princípios de ensino ativo, do método cienfico e num ensino integrado, que envolve diferentes áreas de conhecimento. 

Ao longo do curso, os estudantes serão orientados a criar um instrumento com registros do que está sendo aprendido, discutido, estudado e produzido por eles, individual e coletivamente. Essa ação é importante para que  professor,  estudantes e as famílias acompanhem e gerenciem as aprendizagens; para comparlhamento de conhecimento com outras turmas da escola e comunidade; 

É fundamental que o trabalho nesta unidade curricular seja construído de maneira dialogada e coletiva entre os professores dos quatro componentes curriculares, incluindo possibilidades de atividades conjuntas que serão sugeridas nos planos de curso para todos os bimestres. Vale ressaltar que o desenvolvimento da proposta deve ser integrado, mas não sobreposto.

O componente curricular Mulheres na Ciência tem como propósito discur a importância e a representavidade feminina nas contribuições científicas, tecnológicas e de inovação e mostrar o quão deficitária é a valorização e a parcipação das mulheres em debates públicos. 

A proposta pedagógica leva o estudante a repensar os desafios históricos e estruturais do ingresso da mulher na Ciência, as conquistas do presente e as possibilidades futuras de equiparação e valorização feminina nos meios cienfico. 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

Espera-se que, ao final do curso, os estudantes sejam capazes de: 

➢ Entender conceitos relacionados a identidades coletivas baseadas na Cidadania Global e apropriar-se deles com base em pesquisa, observação, análise de dados, elaboração de resoluções, experimentos e conclusões; 

➢ Reconhecer políticas, programas e ações de diferentes instuições e grupos que buscam enfrentar e solucionar problemas sociais, ambientais, culturais e econômicos em nível local e global; 

➢ Identificar e discutir questões ambientais, sociais, culturais, políticas e econômicas em nível local, regional e global; 

➢ Debater e argumentar sobre comportamentos e mudanças de estilo de vida que visam à construção de um mundo mais respeitoso e sustentável; 

➢ Interagir de forma crítica e respeitosa em seus relacionamentos interpessoais e com a natureza; 

➢ Discutir, propor e testar estratégias para resolver problemas de natureza sociocultural e ambiental, de forma colaborativa e responsável, a fim de encontrar soluções globais para desafios globais ou locais; 

➢ Aplicar em suas atividades cotidianas habilidades e conhecimentos adquiridos; 

➢ Atuar como protagonista na criação de empreendimentos socioambientais e na proposição de soluções inovadoras, criativas e colaborativas, condizentes com seu projeto de vida, ulizando os saberes de diferentes áreas do conhecimento. 


Fonte: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Anexo%202%20-%20Itinerario_Formativo_2023.pdf


Materiais de apoio 

- Filme : Estrelas além do tempo

- Documentário: NetFlix - Elas na Ciência 


Turma 104

 Divisão de grupos de trabalho


Grupo 01 : 

Turma 202

 Mulher na Ciência

Cada componente do grupo deverá pesquisar uma mulher cientista.

Link vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=WWvIQJg4SCM&list=PPSV


Grupo 01: Isadora, Clara, Matheus, Bernardo, João Henrique e Joanes.

Grupo 02: Wesley Ricardo, Stephanie Caroline, Maria Eduarda Luiz, Nathan Ferreira, Thalia da Silva

Grupo 03: Juan Pablo, Luís Gustavo, Ícaro Marlon, Marcos Vinícius, Ryan Willian, Arthur Henrique, Fernando Augusto. 

Grupo 04: Blenda , Paola, Pedro, Naielle, Gabriel, Rafael. 

Grupo 05: Alice, Laysla, Sarah, Rebeca, Milena e Juan. 

Turma 103

 Divisão dos grupos 


01 Ícaro José, Heitor Cunha, David Augusto, Hugo Lúcio e Hendril 

02 

03 Lucas Gabriel, Carlos Augusto, Luís Guilherme

04. Fernanda Umbelino,  Dominique Francisco 

05. Vitoria Caroline, Micalelly Cristina, Arthur Gabriel, Emanuelle Luize, Andrei Muniz 

06. Stephanie Caroline, 

Turma 102

 

Contato da professora 

e-mail: professoradarlenecarvalho@gmail.com

- nome e turma ( número da sala) 

Turma 107

 Experimentos utilizados na construção da Ciência 

Experimento realizado pela turma  107 


Material :

- Um vaso de planta 

- Protetor solar 


 Desenvolvimento 

Grupos de 04 alunos 


Aula prática : quebra de dormência de sementes.

Material necessário para 1 grupo Cada grupo deverá ser composto por 04 alunos.  Atenção: antes de iniciar lembre-se de fotografar cada etapa...