terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Virus

Objetivos de aprendizagem:

Entender que os vírus são acelulares. 

Discutir, utilizando argumentos válidos, se os vírus devem ou não se considerados seres vivos. 

Compreender que vírus não possuem metabolismo próprio, dependente, porém, do metabolismo da célula que utilizam para se reproduzir. 

Concluir que, por ora, enquanto não surgem novas evidências, o material genético dos vírus é representado por molécula(s) de DNA ou de RNA, nunca os dois tipos juntos.

Saber que existe uma tendência na reclassificação dos vírus, uma vez que pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, descobriram uma característica em um tipo de vírus, o HCMV (citomegalovírus humano, em inglês), que muda a maneira como os vírus são classificados: a partícula viral do HCMV contém tanto o composto DNA quanto o RNA.

Citomegalovirus. Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/citomegalovirus/.
Acesso em 14 fev. 2017. 
( acesse esse link e saiba mais sobre esse vírus: http://www1.unimed.com.br/nacional/bom_dia/saude_destaque.asp?nt=8576 )


Compreender as estratégias utilizadas pelos vírus ao ingressar nas células. 

Concluir que os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. 

Conhecer o mecanismo de reprodução dos vírus bacteriófago e HIV. 

Conhecer algumas doenças virais que afetam o ser humano, valorizando, sobretudo, os mecanismos de transmissão e de prevenção

Nesse capítulo, é fundamental que você entenda a constituição de um vírus. O bacteriófago será utilizado para descrever um vírus simples, enquanto o HIV deverá ser escolhido para ilustrar a estrutura de um vírus complexo. Em ambos os casos, mostrar que nos vírus, por ora, repete-se, enquanto novas descobertas científicas não estiverem disponíveis, dispõem de material genético representado por DNA ou RNA, nunca os dois juntos. 

Além disso você deve saber sobre a  inexistência de metabolismo próprio, a acelularidade, a capacidade de reprodução apenas no interior das células e a existência de material genético. Esses conhecimentos serão utilizados na argumentação a respeito da caracterização dos vírus como sendo seres vivos ou não. Na verdade, a correta argumentação corresponderá a um jogo em que não haverá nem vencidos nem vencedores. As duas caracterizações podem ser aceitas, desde que as argumentações sejam bem colocadas. Mostrar que os vírus utilizam as células em que penetram como fábricas de produção de novos vírus. Quanto às viroses, valorize os mecanismos de transmissão e de prevenção deve ser a melhor escolha ao descrevê-las.

Ao final , é fundamental que você saiba da  tendência atual em reunir os vírus em um reino, de modo que eles serão incluídos no reino dos seres vivos.

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