segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Introdução à primeira lei de Mendel (planejamento de aula)



Para que você seja justamente avaliado, é importante que você conheça os objetivos de aprendizagem a serem alançados

Objetivos:


Reconhecer Mendel como aquele que estabeleceu os fundamentos da Genética.

Reconhecer a importância do uso das ervilhas nos experimentos realizados por Mendel.

Conhecer o significado de genótipo e relacioná-lo com o conceito de homozigoto e 
heterozigoto.

Conhecer o significado de fenótipo e entender por que diferentes genótipos podem ter o mesmo fenótipo.

Conhecer o significado da geração P, F1, F2...

Conhecer o significado dos símbolos usados na construção de genealogias

Reconhecer a importância das árvores genealógicas para:
1. determinar se a anomalia é determinada por gene dominante ou recessivo,
2. fazer a análise de características familiares.
3. prever provável ocorrência de características familiares


Associar a presença de apenas um fator do par nos gametas com a 1.ª Lei de Mendel.

Reconhecer a importância do quadrado de Punnett na resolução de problemas.

Conhecer alguns exemplos referente à 1.ª Lei Mendel aplicada à genética humana.

Reconhecer os tipos de cruzamentos entre dois heterozigotos que originam respectivamente os resultados fenotípicos abaixo:

3 : 1 dominância completa
1 : 2 : 1 dominância incompleta ou parcial
2 : 1 alelos letais

Reconhecer a importância do cruzamento-teste e retro cruzamento.


Conhecer o significado de probabilidade Entender a razão de a probabilidade ser um número puro

Conhecer o significado de resultado observado versus resultado esperado

Saber a diferença entre a regra do e e do ou.

Para que você não se confunda ao longo do curso e consequentemente perca o interesse 
 para o estudo, a 1.ª Lei de Mendel tem de ser trabalhada com muita calma, sem pressa, pois os conceitos desse capítulo bem fundamentados possibilitarão uma menores chances
de se  “atrapalhar” nos demais capítulos, visto que alelos múltiplos, 2.ª Lei de Mendel etc. são casos particulares de “uma característica é determinada por 2 fatores que se separam na formação dos gametas”.

Inicialmente é interessante conhecer as ferramentas  fundamentais da Genética: genótipo, fenótipo, homozigoto, heterozigoto etc. Em seguida, vem a “pedra no sapato” : aplicar os conceitos estudados nos exercícios. Como estratégia, os primeiros exercícios serão resolvidos por mim junto com vocês e em seguida vocês deverão fazer os  exercícios da seção “Passo a passo”. 


Observação: uma das maiores dificuldades que os alunos encontram é descobrir em uma árvore genealógica quem é dominante ou recessivo. Eles acham que sempre o quadradinho “escuro” é recessivo e é preciso ficar atento a esse detalhe. Finalmente, é importante chamar a atenção do aluno que errar os exercícios mais difíceis não implica não ter entendido a parte conceitual, mas que é preciso adquirir certo traquejo na resolução dos exercícios( resolver muitos exercícios).

Agora, aprofunde seus conhecimentos assistindo aos seguintes vídeos  que tratam das leis de Mendel. 






Segue outro!





Bons estudos!!!
Keel Calm e estude mais!

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