Fonte: acervo pessoal |
Os vertebrados podem ser ectotérmicos, que dependem de fontes externas de calor para se aquecer , ou endotérmicos , que mantêm a temperatura do corpo por meio da produção interna de calor.
Os vertebrados são divididos em cinco grupos : peixes, repteis, anfíbios, aves e mamíferos.
Os peixes podem ser classificados em ósseos, que possuem esqueleto ósseo , e cartilaginosos, cujo esqueleto é composto de cartilagem.
A maioria dos peixes possuem nadadeiras que podem variar em forma, tamanho e localização. Eles são importantes na locomoção, no equilíbrio, e na orientação desses animais.
Os peixes possuem hábitos alimentares variados, podendo ser carnívoros, onívoros ou detritívoros. Possuem sistema digestório completo e composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino, ânus, vesícula biliar, pâncreas e fígado.
A respiração dos peixes ocorre por meio de estruturas chamadas brânquias, responsáveis pela troca de gases. Os peixes pulmonados possuem adaptações para respirar fora da água, mas também respiram por meio de brânquias.
Os peixes possuem linha lateral , que recebe estímulos da corrente de água que passa por seu corpo, auxiliando-os a perceber a movimentação da água ao seu redor, o que é importante para o ataque ou defesa .
Em geral, os peixes cartilaginosos apresentam sexos separados, mas existem espécies hermafroditas. A fecundação é interna e a maioria é vivípara.
Geralmente os peixes ósseos apresentam sexos separados e a maioria é ovípara. A fecundação na maioria das espécies é externa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário