domingo, 13 de setembro de 2015

Dragão de Komodo caçando um búfalo

Dragão de Komodo 


Classe: Reptilia*

Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Varanidae
Gênero: Varanus
Espécie: V. komodoensis


Os dragões de Komodo são os maiores lagartos conhecidos e habitam certas ilhas deaIndonésia. Durante muito tempo acreditou-se que as diversas bactérias presentes na saliva dos lagartos eram as responsáveis pela morte de suas presas. No entanto, um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences” mostrou que essa crença está errada. 

Segundo Stephen Wroe, co-autor do estudo e investigador da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, a teoria de que o dragão de Komodo mata regularmente utilizando as bactérias que carrega na boca é errada. O dragão é verdadeiramente venenoso. Tem glândulas salivares modificadas que injetam agentes hipersensitivos e anticoagulantes que, combinados com as adaptações dos dentes e de um crânio de peso leve, permitem matar animais grandes através de uma perda de sangue rápida.


Observe no vídeo abaixo, o modo de ataque desse lagarto. Ele morde a sua vítima e aguarda calmamente até que ela morra e ele , juntamente com seus "colegas"possam fazer sua refeição. 

* Répteis  não constituem  um grupo monofilético.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula prática : quebra de dormência de sementes.

Material necessário para 1 grupo Cada grupo deverá ser composto por 04 alunos.  Atenção: antes de iniciar lembre-se de fotografar cada etapa...