segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

7º ano - A origem da vida


Teoria criacionista e evolucionista

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=prometeu


A origem da vida sempre representou a grande questão para o homem e para a ciência. No entanto, não apenas a ciência se ocupou em responder à essa questão, ramos religiosos também.
Existe uma gama de teorias propostas, vamos conhecer aquelas que nos são mais próximas no dia a dia para que possamos ter mais clareza do mundo que nos cerca.

Os gregos , por exemplo, acreditavam que no principio havia o Caos Primordial, e a partir dele surgiu Gaia ( a Terra ) e também Eros ( o amor). A partir deles surgiram outros deuses até o surgimento dos Titãs, e então Prometeu moldou os homens com argila ,  água recebendo de Atena, vida e alma. Sabemos que os gregos eram politeístas, portanto, a origem da vida para eles , se deu pelas mãos de diversos deuses.
Já os hinduístas acreditam na transformação da energia, em um ciclo que a energia vai se transferindo a novos seres.

Para os islamitas o homem foi criado por seu  Deus, Allah,  tal qual está escrito no Alcorão.
Cristãos e Judeus crêem na explicação dada em seu livro sagrado, a Bíblia, onde está escrito que Deus criou o homem e toda a vida na Terra. 
Podemos entender agora que, cada segmento religioso elaborou sua própria teoria, a qual devemos tratar com respeito pois, se trata da subjetividade alheia.Saindo do campo religioso vamos adentrar as respostas filosóficas e científicas. 


A formação da Terra 


Existem evidências de que a Terra teria se originado há 4,5 bilhões de anos, mais ou menos, no mesmo período de surgimento do sistema solar.

Aristóteles

Aristóteles (384-322 a.C.) é  conhecido como o primeiro cientista a elaborar uma teoria sobre a origem da vida. Ele, que era filósofo acreditava que  existia um principio ativo que permitia a geração da vida, portanto ele fazia parte de uma corrente que hoje denominamos  de Teoria da Abiogênese : a (prefixo que significa "sem"); bio (significa "vida") e genese (significa "origem").
Atualmente a teoria da abiogênse não é tomada como verdadeira mas, é interessante observar que ela foi aceita como verdade durante muitos anos. Paracelso (1493-1541) e Van Helmont (1579-1644), por exemplo,  trabalham tendo como referência a teoria da Aristóteles, ou seja, acreditando que a vida surgia espontaneamente.

Van Helmont 


Para provar que  a teoria da abiogênse era correta, Van Helmont fez um experimento. Em um caixa, colocou uma camisa suja e com bastante suor e adicionou germe de trigo.Aguardou por volta de três semanas e observou a presença de filhotes de camundongo. Assim , através desse experimento ele "deduziu" que o suor humano era o principio ativo para a geração espontânea dos camundongos.




Obviamente, alguns cientistas duvidaram dessas afirmações dentre eles,temos uma biólogo que se destacou ao defender a teoria da biogênese, ou seja, de que a vida só é gerada a partir de outra forma de vida.Esse biólogo foi Franscesco Redi (1626-1697)
Observe atentamente a imagem a baixo:

Experimento de Redi e a teoria da biogênese
Fonte: http://www.mundoeducacao.com/biologia/experimentos-redi.htm



 A imagem anterior exemplifica o experimento realizado pelo biólogo. O que você nota de
diferente entre o experimento 1 e 2? Se você percebeu que em 1 o frasco está aberto e em 2 está fechado, você é um bom observador.
 


Mas o que esse experimento tão simples é capaz de provar?
É muito fácil notar que não houve desenvolvimento de larvas no recipiente fechado, enquanto houve no recipiente aberto. Portanto o surgimento de larvas que aparece em 1b é resultado de ovos postos por moscas que puderam pousar na carne através da abertura do pote, o que não foi possível no experimento 2.
Um experimento tão simples não teria sido realizado antes? Ou será que já havia sido feito mas, nunca antes publicado?

Podemos elaborar teorias!



Mesmo após isso, alguns cientistas insistiam na teoria da abiogênese. John Needan, em 1745 afirmou que os seres vivos surgiam por geração espontânea graças a uma força vital. Ele realizou um experimento onde preparou um caldo nutritivo, colocou em alguns frascos, ferveu por 30 minutos e os vedou com rolha de cortiça. Mesmo assim, depois de alguns dias apareceram alguns microorganismos no caldo. Needan acreditava que a fervura e a vedação da rolha eram suficientes para impedir a entrada de microorganismos.
Mais tarde, Lazzaro Spallanzani repetiu os experimentos e concluiu que a vedação utilizada e o tempo de fervura eram insuficientes para matar os microorganismos. Needam se defendeu dizendo que o tempo prolongado de fervura destruía a força vital do caldo nutritivo.


Vídeo

Sugiro que você assista ao vídeo.























Nenhum comentário:

Postar um comentário