Investigação Forense e Genética
A investigação forense constitui uma disciplina eletiva implementada a partir da aprovação da Nova Base Comum Curricular (BNCC) , em 14 de dezembro de 2018, alinhada com a reforma do ensino médio estabelecida pela Lei nº 13.415/2017.
Ainda que a BNCC sofra críticas por diversos grupos , e que algumas eletivas e aprofundamentos temáticos não façam sentido para alguns alunos, pode-se perceber que a investigação forense é bastante significativa para o alunos do ensino médio, pois estimula o interesse por diversas áreas do conhecimento e desenvolve habilidades que são fundamentais para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes.
A investigação forense é interdisciplinar, e combina ciências como biologia, química, física e matemática com áreas das ciências humanas, como direito, psicologia e sociologia.
A implementação da nova BNCC adoção é obrigatória, pois se trata de um documento normativo que orienta os currículos de todas as escolas do Brasil. O objetivo é garantir o direito a uma educação básica de qualidade, equitativa e alinhada aos desafios do século XXI.
Nesse sentido o presente
trabalho representa parte do produto das pesquisas realizadas nas eletivas de
Investigação forense e Genética ao longo dos anos de 2023 e 2024 pelos alunos
do segundo e terceiro ano do ensino médio do Colégio Noeme Campos.
Objetivo geral :
Estimular o pensamento
crítico, a observação cuidadosa e a resolução de problemas, assim como a elaboração de hipóteses, interpretação de
dados e analise de evidências, habilidades
centrais no método científico, através da discussão de um casos criminal real.
Objetivos específicos
Desenvolver habilidades e
competências propostas na BNCC:
Habilidade: (EM13CNT202)
Relacionar informações genéticas com a aplicação em biotecnologia e bioética.
Competência geral: Argumentação com base em dados científicos.
Habilidade: (EM13CNT302)
Resolver problemas com base em diferentes fontes de dados científicos.
Competência geral: Trabalho em equipe e protagonismo.
Habilidade: (EM13CNT204)
Compreender técnicas laboratoriais básicas e sua aplicabilidade . Competência
geral: Pensamento crítico e resolução de problemas.
Habilidade: (EM13LP47) Produzir textos
argumentativos baseados em dados científicos. Competência geral: Comunicação e
responsabilidade ética.
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