Na última sexta-feira tivemos a oportunidade de deixar a sala de aula e ir para o campo ter aula de Ciências e Biologia, de forma que fomos para o Santuário Serra do Caraça, localizado a 120 km de Belo Horizonte, a capital do estado de Minas Gerais.
Fonte: acervo pessoal
Saímos de Belo Horizonte às sete e meia de manhã e por volta das dez e meia já havíamos chegado.
Percebo que o trajeto de qualquer viagem com os alunos é um excelente momento para aproximação e fortalecimento de vínculos afetivos tão nescessários à formação dos nossos alunos. Então foi a hora de ... BRINCAR!!!! E comer muitos doritos!
Fomos recebidos por uma monitora que os encaminhou para uma sala onde assitimos a um pequeno vídeo que mostrava todos os aspectos do santuário , bem como orientações de conduta durante nossa estadia.
Fonte: acervo pessoal |
A seguir fomos até o museu onde pudemos conhecer a história da construção do santuário.
Quem cuidou de toda a logística da nossa trip foi turismólogo luiz. Faz muita diferença optar por um profissional para acompanhar qualquer atividade extrna.
O Luiz nos apresentou um projeto pedagógico adequado à idade dos alunos e ao conteúdo da série que eu amei! Assim foi possível aprender em uma brincadeira colaborativa.
Alem da competência relativa ao turismo , o Luiz ,por administrar um museu itinerante com objetos utilizados durante o período da escravidão, deu uma aula show dentro do museu. Mostrando amplo domínio de aspectos importantíssimos da história desse período tão triste da historia brasileira e humana.
A seguir fomos conhecer a Igreja neogótica, que liga as duas alas laterais do antigo prédio de dois andares, em estilo barroco as ruínas do antigo Colégio e da Escola Apostólica ou Seminário.
Igreja em estilo neogótico . Fonte: acervo pessoal |
Jardim da Igreja em estilo nepgótico . Fonte: acervo pessoal |
... Continua
Nenhum comentário:
Postar um comentário