domingo, 28 de fevereiro de 2016

Membrana celular: osmose


As células  são estruturas dinâmicas que mantem-se ativa o tempo todo. Uma de suas atividades está relacionada com o  transporte de substâncias. 

O transporte de substâncias, ou seja, a entrada e a saída de elementos é controlado pela membrana celular e ocorre em duas esferas: física e biológica. 

A difusão e a osmose são fenômenos físicos relacionados a concentração do meio em que se encontra a célula e também à natureza do elemento transportado.

A seguir, vamos falar da osmose, um processo físico em que há deslocamento de substâncias de um meio menos concentrado para um mais concentrado. 


Vamos analisar esse fenômeno utilizando hemácias como exemplo:



Disponível em:http://www.netxplica.com/figuras_netxplica/exanac/porto.editora. Acesso em 28 fev. 2016


Observe como a célula sanguínea, nesse caso a hemácia se comporta nas diferentes concentrações salinas.

Lembre-se de que o NaCl é o sal de cozinha. 

Num meio isotôtonico, ou seja, de concentração igual aquela do interior da hemácia , a célula se mantem intacta. Por isso hospitais utilizam o soro fisiológico para tratar seus pacientes. Há nessa mistura, um equilíbrio entre as concentrações dos meios.

Já num meio hipotônico, ou seja, num meio em que a concentração salina é inferior aquela do interior da hemácia, o volume celular aumenta. Por que isso ocorre? Simples, existe uma tendência natural ao equilíbrio entre os meios, assim a água que estava na solução salina, "entra para dentro" da célula para tentar dissolver seu conteúdo de modo que ambos os meios adquiram a mesma concentração. No entanto, o que acaba acontecendo é que,depois de um certo  tempo a hemácia arrebenta, ou seja, sofre lise . Denominamos esse fenômeno de hemólise. 


E no meio hipertônico? A lógica da natureza é a mesma. Os meios tentam encontrar o equilíbrio de concentração. Nesse caso o conteúdo que está no interior da hemácia foge para a solução salina , no intuito de dissolve-lo para ambos adquiram a mesma concentração. Assim, a hemácia vai doando seu solvente para o meio até que ela fique completamente murcha ou enrugada. 


Assista ao vídeo a seguir e tente perceber o que acontece com esse célula.




O mesmo acontece com as células vegetais, no entanto uma célula vegetal não arrebenta se colocada em meio hipertônico. Você sabe por quê?  Se você lembrou da parede celular de celulose você acertou!


Observe que o volume da parede celular varia relativamente pouco em relação ao vacúolo, . 
Em 1: Célula flácida, como encontrada normalmente. 
Em 2: Célula túrgida, cheia, mecanismo que mantem a ereção de muitas plantas herbáceas. 
Em 3: Célula plasmolisada, em meio hipertônico. 


O vídeo a seguir vai lhe mostrar com clareza e riqueza de detalhes o que acontece com as células vegetais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário