quinta-feira, 2 de março de 2023

Turma 103

 Divisão dos grupos 


01 Ícaro José, Heitor Cunha, David Augusto, Hugo Lúcio e Hendril 

02 

03 Lucas Gabriel, Carlos Augusto, Luís Guilherme

04. Fernanda Umbelino,  Dominique Francisco 

05. Vitoria Caroline, Micalelly Cristina, Arthur Gabriel, Emanuelle Luize, Andrei Muniz 

06. Stephanie Caroline, 

Turma 102

 

Contato da professora 

e-mail: professoradarlenecarvalho@gmail.com

- nome e turma ( número da sala) 

Turma 107

 Experimentos utilizados na construção da Ciência 

Experimento realizado pela turma  107 


Material :

- Um vaso de planta 

- Protetor solar 


 Desenvolvimento 

Grupos de 04 alunos 


terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Leitura : Mulheres na Ciência ( turma 204)

 Prezado aluno, 

seguem links de artigos para que você leia e escolha aquele que você achar mais interessante. 


- Escolher um texto e apresentar em grupo para dia  09 /03 . 

- Apresentação em 15 minutos 

- Recurso Power point 

Texto 01 : https://ppgec.furg.br/images/stories/2.2012/teses/fabiane.pdf


Texto 02: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/d1_revista.pdf

Texto 03: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID5957_01092020200127.pdf

Texto: 04: https://www.scielo.br/j/csp/a/C6Dph7c9GQkP8ZWrJsX4JRN/?format=pdf&lang=pt

Texto 05: https://museudoamanha.org.br/sites/default/files/DIGITAL_MDA_SHELL.pdf

Muheres na Ciência

Objetivos da disciplina:

Discutir a importância 



Vídeo 01 : https://www.youtube.com/watch?v=glxYpKGX2gI&list=PPSV

Texto 01 : https://ppgec.furg.br/images/stories/2.2012/teses/fabiane.pdf

Texto 02: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/d1_revista.pdf

Texto 03: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID5957_01092020200127.pdf

Texto: 04: https://www.scielo.br/j/csp/a/C6Dph7c9GQkP8ZWrJsX4JRN/?format=pdf&lang=pt

Texto 05: https://museudoamanha.org.br/sites/default/files/DIGITAL_MDA_SHELL.pdf













Ciências da Natureza

Apresentação da Disciplina 



1º BIMESTRE 

História e Filosofia da Ciência - Aspectos da Natureza e da Ciência 

Linha do tempo da História da Ciência 

Avanços da tecnologia criados pelos seres humanos e impactos gerados na sociedade.

Ética na Cência da  Natureza

Biografia de cientistas de Grande Relevência na Biologia, Física e Química.

Reprodução de experiências realizadas na construção da  Ciência. 

Utilização de modelos, processos , dados  e resultados por meio de observação , levantamento de hipóteses, previsões e estimativas.

Situações-problema sob um perspectiva científica.

Articulação entre teoria e prática .

Argumentação crítica. 


Habilidades do Itinerário Formativo Associado às Competências Gerais da BNCC

(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais

(EMIFCG02) Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade. 

(EMIFCG03) Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.

Habilidades específicas dos Itinerários Formativos associados aos eixos estruturantes 


(EMIFCNT01) Investigar e analisar situaçõesproblema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ ou de processos tecnológicos, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais

Estratégias de Ensino e Aprendizagem 

1 º Vídeo de apoio : https://www.youtube.com/watch?v=s7i_1GN67jU&t=1202s

2º Vídeo de apoio https://www.youtube.com/watch?v=eRDBggKy0js&list=PPSV




quinta-feira, 2 de junho de 2022

Ciência na prática: evolução e seleção natural


Com intuito de compreender como ocorre o processo de evolução e seleção natural , os alunos dos sétimos anos A e B , fizeram uma brincadeira bem legal com sementes diversas, dentre elas alpiste, feijão, milho, girassol. 

Os alunos foram dividos em grupos de  4 a 5 e cada um deles utilizou um instumento que simulava o bico de uma ave , como tesoura, pinça de sobrancelha, pregador de roupa, alicate, dentre outros. O tempo foi cronometrado e a cada 60 segundos eles contavam quantas sementes cada um foi capaz de coletar. 

Assim, eles puderam perceber que as aves possuem bicos especializados para comer um tipo específico de semente e que, na falta da semente adequada essa ave poderia morrer de fome ou comer bastante! 

Nesse sentido, o conceito de seleção natural pode ser explorado, pois os discentes notaram que as aves que não conseguiram coletar um número satisfatório de sementes " morreriam de fome" e assim não deixariam descendentes, ao passo que aquela ave que conseguisse captar mais sementes, seria sim, capaz de se alimentar e deixar filhinhos , os quais aumentariam a população da sua espécie em uma determinada região. 


Vamos ver um pouquinho de como foi esse experimento? 























 

Questões Dissertativas sobre Meiose e Mitose

  Compare os processos de mitose e meiose quanto ao número de divisões celulares, ao número de células-filhas produzidas e ao número de c...