quinta-feira, 2 de março de 2023

Turma 202

 Mulher na Ciência

Cada componente do grupo deverá pesquisar uma mulher cientista.

Link vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=WWvIQJg4SCM&list=PPSV


Grupo 01: Isadora, Clara, Matheus, Bernardo, João Henrique e Joanes.

Grupo 02: Wesley Ricardo, Stephanie Caroline, Maria Eduarda Luiz, Nathan Ferreira, Thalia da Silva

Grupo 03: Juan Pablo, Luís Gustavo, Ícaro Marlon, Marcos Vinícius, Ryan Willian, Arthur Henrique, Fernando Augusto. 

Grupo 04: Blenda , Paola, Pedro, Naielle, Gabriel, Rafael. 

Grupo 05: Alice, Laysla, Sarah, Rebeca, Milena e Juan. 

Turma 103

 Divisão dos grupos 


01 Ícaro José, Heitor Cunha, David Augusto, Hugo Lúcio e Hendril 

02 

03 Lucas Gabriel, Carlos Augusto, Luís Guilherme

04. Fernanda Umbelino,  Dominique Francisco 

05. Vitoria Caroline, Micalelly Cristina, Arthur Gabriel, Emanuelle Luize, Andrei Muniz 

06. Stephanie Caroline, 

Turma 102

 

Contato da professora 

e-mail: professoradarlenecarvalho@gmail.com

- nome e turma ( número da sala) 

Turma 107

 Experimentos utilizados na construção da Ciência 

Experimento realizado pela turma  107 


Material :

- Um vaso de planta 

- Protetor solar 


 Desenvolvimento 

Grupos de 04 alunos 


terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Leitura : Mulheres na Ciência ( turma 204)

 Prezado aluno, 

seguem links de artigos para que você leia e escolha aquele que você achar mais interessante. 


- Escolher um texto e apresentar em grupo para dia  09 /03 . 

- Apresentação em 15 minutos 

- Recurso Power point 

Texto 01 : https://ppgec.furg.br/images/stories/2.2012/teses/fabiane.pdf


Texto 02: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/d1_revista.pdf

Texto 03: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID5957_01092020200127.pdf

Texto: 04: https://www.scielo.br/j/csp/a/C6Dph7c9GQkP8ZWrJsX4JRN/?format=pdf&lang=pt

Texto 05: https://museudoamanha.org.br/sites/default/files/DIGITAL_MDA_SHELL.pdf

Muheres na Ciência

Objetivos da disciplina:

Discutir a importância 



Vídeo 01 : https://www.youtube.com/watch?v=glxYpKGX2gI&list=PPSV

Texto 01 : https://ppgec.furg.br/images/stories/2.2012/teses/fabiane.pdf

Texto 02: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/d1_revista.pdf

Texto 03: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID5957_01092020200127.pdf

Texto: 04: https://www.scielo.br/j/csp/a/C6Dph7c9GQkP8ZWrJsX4JRN/?format=pdf&lang=pt

Texto 05: https://museudoamanha.org.br/sites/default/files/DIGITAL_MDA_SHELL.pdf













Ciências da Natureza

Apresentação da Disciplina 



1º BIMESTRE 

História e Filosofia da Ciência - Aspectos da Natureza e da Ciência 

Linha do tempo da História da Ciência 

Avanços da tecnologia criados pelos seres humanos e impactos gerados na sociedade.

Ética na Cência da  Natureza

Biografia de cientistas de Grande Relevência na Biologia, Física e Química.

Reprodução de experiências realizadas na construção da  Ciência. 

Utilização de modelos, processos , dados  e resultados por meio de observação , levantamento de hipóteses, previsões e estimativas.

Situações-problema sob um perspectiva científica.

Articulação entre teoria e prática .

Argumentação crítica. 


Habilidades do Itinerário Formativo Associado às Competências Gerais da BNCC

(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais

(EMIFCG02) Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade. 

(EMIFCG03) Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.

Habilidades específicas dos Itinerários Formativos associados aos eixos estruturantes 


(EMIFCNT01) Investigar e analisar situaçõesproblema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ ou de processos tecnológicos, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais

Estratégias de Ensino e Aprendizagem 

1 º Vídeo de apoio : https://www.youtube.com/watch?v=s7i_1GN67jU&t=1202s

2º Vídeo de apoio https://www.youtube.com/watch?v=eRDBggKy0js&list=PPSV




Questões Dissertativas sobre Meiose e Mitose

  Compare os processos de mitose e meiose quanto ao número de divisões celulares, ao número de células-filhas produzidas e ao número de c...