Se você já concluiu o quinto ano você já ouviu falar da fotossíntese. A palavra fotossíntese vem do idioma grego em que photos significa luz e synthesis significa composição ou produção. Então podemos inferir que fotossíntese é um processo de produção de alguma coisa através da luz. E que coisa é essa?
Pense comigo: quando você brinca, depois de um certo tempo você fica com fome e precisa comer para brincar mais. Sabe por quê? Por que você precisa de energia! E de onde vem essa energia? Dos alimentos que você consome.
Observe um pássaro, um gato ou um cachorro. Eles também precisam se alimentar para exercer suas atividades.
Mas o que você, o pássaro, o gato, o cachorro e as plantas têm em comum? Todos são seres vivos que precisam de energia para sobreviver. No entanto, os animais e os vegetais apresentam uma grande diferença na forma de obtenção de sua energia. Você já sabe como animais se alimentam, mas e as plantas? Já viu uma planta se alimentando?
As plantas se alimentam pelo processo que conhecemos como fotossíntese. A fotossíntese é uma reação física e química fundamental para a existência da vida como a conhecemos. Primeiro, porque os vegetais ao se alimentarem e se desenvolverem produzem açúcares que servem de base para a cadeia alimentar; segundo, porque um outro produto da fotossíntese é o oxigênio.
Você sabe que para fazer um bolo podemos seguir uma receita. Do mesmo modo vamos agora conhecer a receita e os ingredientes da fotossíntese:
Ingredientes:
- 6 moléculas de gás carbônico (CO2) (proveniente da sua respiração ou de queimadas)
- 12 moléculas de água (H2O)
- Clorofila (folha de planta)
- Muita luz solar
Modo de preparo:
A água é absorvida através da raiz das plantas, e sobe até as folhas onde vai encontrar toda a clorofila necessária. O gás carbônico é capturado pela folha através dos estômatos. Na folha, com a ajuda da luz solar, o gás carbônico reage com a água e produz um açúcar, também conhecido como glicose (C6H12O6). Além da glicose, a planta também libera água e oxigênio, esse que você usa para respirar, como mostra a equação abaixo:
6 CO2 + 12 H2O C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O
A seguir, você pode ver uma animação sobre o processo que acabei de descrever, clica aí!